Logótipo Junta de Freguesia de São Torcato

Hoje:

   

Amanhã:

º º º
º º
Excentricidade
PAKITA POUCO - Um espetáculo a não perder amanhã pelas 21.30 h no centro comunitário / Hemeroteca da ADCL...


São Torcato com cultura...
23.11.2017
 
GOVERNO VOLTA A PROIBIR QUEIMADAS ATÉ 23 DE NOVEMBRO
O Governo prolongou novamente esta sexta-feira, até 23 de novembro, o período crítico de incêndios, que prevê a proibição de lançar foguetes e fazer queimadas e fogueiras nos espaços florestais devido às condições meteorológicas.
“Após nova avaliação das condições meteorológicas, o Governo voltou a prorrogar o período crítico de incêndio, tendo em conta a provável ausência de precipitação significativa”, refere uma nota publicada no portal do Governo, que cita um despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas. O despacho, que foi publicado em Diário da República, adianta que se trata de uma circunstância que “promove a manutenção dos índices de perigo de incêndio em valores superiores aos típicos para a presente altura do ano”.
Também o Ministério da Administração Interna emitiu comunicado “na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas 72 horas”, onde “alerta para a necessidade de os comportamentos individuais serem adequados ao risco de incêndio”.
“Tendo em conta o tempo seco e a subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais. Assim, é proibida a realização de queimadas em todo o país”, indica o comunicado.
Continua também a não ser permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos, utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes, fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, recorda-se ainda os cuidados a ter com trabalhos agrícolas e florestais, manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação, guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
20.11.2017
 
INFORMAÇÃO ÚTIL
 Já se assegurou de que cumpre com o estipulado na lei relativamente ao coberto vegetal que ocupa o redor da sua habitação? 
Certifique-se de que não viola o disposto no n.º 2 do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro, contribuindo, dessa forma, para agravar a vulnerabilidade dos seus bens e haveres ao fogo.
(Imagem extraída do Manual de Gestão de Combustíveis para Protecção de Edificações, Editado pelo ICNF)
Link: http://dre.pt/pdf1s/2009/01/00900/0027300295.pdf
17.11.2017
 
Caminhada Solidária
Por uma grande causa.

A Junta de Freguesia de São Torcato em parceria com o Agrupamento de Escuteiros de São Torcato realizaram ontem uma caminhada solidária para recolha de bens que serão doados às vítimas dos incêndios que abalaram Portugal no Verão e Outubro passados.
A iniciativa foi bem acolhida, não só pelos torcatenses mas também pelas comunidades vizinhas, tendo resultado na recolha de muitos bens que seguramente serão um reforço para quem infelizmente perdeu muito.
Aproveitamos para informar que durante esta semana, quem não teve oportunidade de participar, poderá ainda deixar o seu contributo na Junta de Freguesia durante o horário de funcionamento.
Queremos, mais uma vez, agradecer a todos os participantes da caminhada, aos Escuteiros pelo apoio especialmente logístico, ao Bruno Silva, que planeou o percurso, ao Eduardo Castro pelo aquecimento e alongamentos finais, ao Sílvio Abreu pela "fotografia de família", à Irmandade de São Torcato pela cedência do espaço e a todas as demais individualidades que se associaram a esta causa.
São Torcato é solidário. A todos, muito obrigado!
13.11.2017
 
< Anterior Seguinte >

Eventos

S T Q Q S S D
010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Farmácias de Serviço

Farmácia da Praça

Rua Paio Galvão, 30
Serviço: Permanente

Informação válida das 9h00 do dia 2017/12/17 às 9h00 do dia 2017/12/18

Galeria