Logótipo Junta de Freguesia de São Torcato

Hoje:

   

Amanhã:

º º º
º º

A visitar

Igreja Matriz

Esta igreja é fruto de varias fases construtivas, desde o século V até ao século XIII. Remete-nos para uma fase do período romântico que data da primeira metade do século XII. O seu maior atrativo é o espólio pré-romântico que ainda hoje se conserva. A referencia mais antiga ao templo data de 951, ano do testamento de Ramiro II, onde segundo Almeida ( 1962) se refere a existência de uma capela do Santo, anexa à de S. Torcato. A construção da igreja data a essa época por intermédio dos condes portucalenses, especialmente D. Mumadona Dias, familiarmente ligados a Ramiro II.

 

Santuário de S. Torcato

O santuário de São Torcato é uma obra-prima do neomanuelino, cuja construção se iniciou na 2ª metade do século XIX e se estendeu até hoje. O Santuário de S. Torcato situa-se no vale central da freguesia, desenvolvendo-se à sua volta todo o edificado da povoação. O templo de estilo híbrido, com elementos clássicos, góticos, renascentista e românticos, é todo construído em cantaria de pedra de granito da região. O gosto ecléctico, surge dentro do contexto da época, com predomínio de elementos decorativos neo-românicos.


Capela da Fonte do Santo

É considerada um local envolvido de uma forte espiritualidade e a fonte com águas com propriedades medicinais que brota do local onde S. Torcato foi encontrado.

Museu etnográfico de S. Torcato –Insere-se num edifício datado do seculo XIX, onde inicialmente servia de acomodação e acompanhamento dos Irmãos da Confraria aos peregrinos, sendo rico pela multiplicidade de temas que nele são oferecidas. 


Parque do lago

Situado no fundo do santuário, após o Terreiro das Missas Campais, constituído por um lago artificial envolvido por um espaço verde e natural. Este espaço é ainda adequado às atividades físicas (máquinas de manutenção física de exterior).


Campo da Ataca

Arranjo artístico-monumental inaugurado em 1996, que celebra o importante acontecimento que foi a Batalha de São Mamede, sendo uma referência guerreira muito sugestiva. Em 24 de Junho, quando Portugal em peso faz fogueiras a São João, praticamente só em Guimarães é celebrado o fato que, desde os Anais de D. Afonso, Rei dos Portugueses, é considerado o primeiro episódio da história portuguesa: a Batalha de São Mamede, em local onde se ergue a Vila de São Torcato, onde existe, aliás este monumento comemorativo: o Campo da Ataca.

Segundo a tradição oral foi nesse lugar que, em 24 de Junho de 1128, teve início a Batalha de São Mamede, na qual D. Afonso conquistou a chefia do Condado Portucalense e iniciou o processo político da independência de Portugal afastando assim a hegemonia galega.

Eventos

S T Q Q S S D
01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Farmácias de Serviço

Farmácia Lobo

Avenida de Londres, 284
Serviço: Permanente

Informação válida das 9h00 do dia 2019/12/12 às 9h00 do dia 2019/12/13

Galeria