Logótipo Junta de Freguesia de São Torcato

Hoje:

   

Amanhã:

º º º
º º

A visitar

Igreja Matriz

Esta igreja é fruto de varias fases construtivas, desde o século V até ao século XIII. Remete-nos para uma fase do período romântico que data da primeira metade do século XII. O seu maior atrativo é o espólio pré-romântico que ainda hoje se conserva. A referencia mais antiga ao templo data de 951, ano do testamento de Ramiro II, onde segundo Almeida ( 1962) se refere a existência de uma capela do Santo, anexa à de S. Torcato. A construção da igreja data a essa época por intermédio dos condes portucalenses, especialmente D. Mumadona Dias, familiarmente ligados a Ramiro II.

 

Santuário de S. Torcato

O santuário de São Torcato é uma obra-prima do neomanuelino, cuja construção se iniciou na 2ª metade do século XIX e se estendeu até hoje. O Santuário de S. Torcato situa-se no vale central da freguesia, desenvolvendo-se à sua volta todo o edificado da povoação. O templo de estilo híbrido, com elementos clássicos, góticos, renascentista e românticos, é todo construído em cantaria de pedra de granito da região. O gosto ecléctico, surge dentro do contexto da época, com predomínio de elementos decorativos neo-românicos.


Capela da Fonte do Santo

É considerada um local envolvido de uma forte espiritualidade e a fonte com águas com propriedades medicinais que brota do local onde S. Torcato foi encontrado.

Museu etnográfico de S. Torcato –Insere-se num edifício datado do seculo XIX, onde inicialmente servia de acomodação e acompanhamento dos Irmãos da Confraria aos peregrinos, sendo rico pela multiplicidade de temas que nele são oferecidas. 


Parque do lago

Situado no fundo do santuário, após o Terreiro das Missas Campais, constituído por um lago artificial envolvido por um espaço verde e natural. Este espaço é ainda adequado às atividades físicas (máquinas de manutenção física de exterior).


Campo da Ataca

Arranjo artístico-monumental inaugurado em 1996, que celebra o importante acontecimento que foi a Batalha de São Mamede, sendo uma referência guerreira muito sugestiva. Em 24 de Junho, quando Portugal em peso faz fogueiras a São João, praticamente só em Guimarães é celebrado o fato que, desde os Anais de D. Afonso, Rei dos Portugueses, é considerado o primeiro episódio da história portuguesa: a Batalha de São Mamede, em local onde se ergue a Vila de São Torcato, onde existe, aliás este monumento comemorativo: o Campo da Ataca.

Segundo a tradição oral foi nesse lugar que, em 24 de Junho de 1128, teve início a Batalha de São Mamede, na qual D. Afonso conquistou a chefia do Condado Portucalense e iniciou o processo político da independência de Portugal afastando assim a hegemonia galega.

Eventos

S T Q Q S S D
01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031
10:00 - Apresentação Projeto ZERO
Apresentação do Projeto Zero - Copos Reutilizáveis

A Junta de Freguesia da Vila de São Torcato vai apresentar a sua mais recente medida de sustentabilidade ambiental, o Projeto Zero. Este projeto prevê o lançamento no próximo dia 15 de agosto dos copos reutilizáveis da Vila, contendo imagens alusivas aos principais monumentos de São Torcato e ao galardão conquistado este ano de Eco-Freguesia XXI 2018/2019, atribuído pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa.
Uma medida muito importante que visa minimizar ao máximo e se possível a eliminação dos copos de plástico de todas as atividades da Junta de Freguesia e até poder alargar também aos eventos das instituições locais.
Sensibilizamos todos para a adesão ao Projeto ZERO pela preservação do meio ambiente e porque São Torcato Mais Verde depende de todos. Estes pequenos gestos no Presente farão certamente a diferença pela positiva no Futuro.

A Junta perto de si...

16:00 - Festa da Família
FESTA DA FAMÍLIA 2019
15 Agosto no Parque de Lazer da Corredoura

A Junta de Freguesia da Vila de S. Torcato convida toda a população a participar na Festa da Família, a realizar no próximo dia 15 de agosto, no Parque de Lazer da Corredoura.
Num dia de união das famílias torcatenses, sugerimos que levem merendeiro para um piquenique em família e momentos de muito convívio e animação, com entrada livre e aberto a toda a população, com a colaboração do CRCA.
Este ano teremos ainda atividades relacionadas com o meio ambiente, nomeadamente a apresentação do "Projeto ZERO - Copos Reutilizáveis" e limpeza das margens do Rio, com concentração agendada para a sede da Junta de Freguesia da parte da manhã e da parte da tarde, já no Parque de Lazer, a entrega dos prémios Eco-Família.
Contamos com todos.

São Torcato, Vila de Cultura.
A Junta perto de si.

Farmácias de Serviço

Farmácia Henrique Gomes

Rua Dr. Carlos Saraiva, 46
Serviço: Permanente

Informação válida das 9h00 do dia 2019/08/17 às 9h00 do dia 2019/08/18

Galeria