Logótipo Junta de Freguesia de São Torcato

A visitar

Igreja Matriz

Esta igreja é fruto de varias fases construtivas, desde o século V até ao século XIII. Remete-nos para uma fase do período romântico que data da primeira metade do século XII. O seu maior atrativo é o espólio pré-romântico que ainda hoje se conserva. A referencia mais antiga ao templo data de 951, ano do testamento de Ramiro II, onde segundo Almeida ( 1962) se refere a existência de uma capela do Santo, anexa à de S. Torcato. A construção da igreja data a essa época por intermédio dos condes portucalenses, especialmente D. Mumadona Dias, familiarmente ligados a Ramiro II.

 

Santuário de S. Torcato

O santuário de São Torcato é uma obra-prima do neomanuelino, cuja construção se iniciou na 2ª metade do século XIX e se estendeu até hoje. O Santuário de S. Torcato situa-se no vale central da freguesia, desenvolvendo-se à sua volta todo o edificado da povoação. O templo de estilo híbrido, com elementos clássicos, góticos, renascentista e românticos, é todo construído em cantaria de pedra de granito da região. O gosto ecléctico, surge dentro do contexto da época, com predomínio de elementos decorativos neo-românicos.


Capela da Fonte do Santo

É considerada um local envolvido de uma forte espiritualidade e a fonte com águas com propriedades medicinais que brota do local onde S. Torcato foi encontrado.

Museu etnográfico de S. Torcato –Insere-se num edifício datado do seculo XIX, onde inicialmente servia de acomodação e acompanhamento dos Irmãos da Confraria aos peregrinos, sendo rico pela multiplicidade de temas que nele são oferecidas. 


Parque do lago

Situado no fundo do santuário, após o Terreiro das Missas Campais, constituído por um lago artificial envolvido por um espaço verde e natural. Este espaço é ainda adequado às atividades físicas (máquinas de manutenção física de exterior).


Campo da Ataca

Arranjo artístico-monumental inaugurado em 1996, que celebra o importante acontecimento que foi a Batalha de São Mamede, sendo uma referência guerreira muito sugestiva. Em 24 de Junho, quando Portugal em peso faz fogueiras a São João, praticamente só em Guimarães é celebrado o fato que, desde os Anais de D. Afonso, Rei dos Portugueses, é considerado o primeiro episódio da história portuguesa: a Batalha de São Mamede, em local onde se ergue a Vila de São Torcato, onde existe, aliás este monumento comemorativo: o Campo da Ataca.

Segundo a tradição oral foi nesse lugar que, em 24 de Junho de 1128, teve início a Batalha de São Mamede, na qual D. Afonso conquistou a chefia do Condado Portucalense e iniciou o processo político da independência de Portugal afastando assim a hegemonia galega.


VIVA PARK

Aventure-se a descobrir, conhecer e disfrutar o mundo da natureza, promover os desportos de aventura, realizar eventos e actividades inovadoras aliando, o bem-estar físico e psicológico, num cenário de grande beleza natural.
O Viva Park apresenta uma componente marcante de inovação, quer ao nível das características intrínsecas do terreno e a diversidade de actividades disponibilizadas, nomeadamente no domínio dos desportos aventura, em total segurança e monitorizados por técnicos especializados com formação adequada.
Venha experimentar a adrenalina ou simplesmente apreciar o contacto com a Natureza.
Proporcionam aos visitantes as ferramentas para que possam divertir-se em família, com os amigos ou com a sua empresa, num dia diferente com múltiplas opções e diversão baseada na aventura.
No Viva Park, as pessoas são os grandes protagonistas desta aventura, você escolhe os seus desafios, você actua, você decide onde quer chegar.
Um recinto com 10 hectares de área, onde a definição das infra-estruturas foi orientado segundo critérios adequados à preservação do meio natural, assim, como o desenvolvimento das actividades desportivas e de lazer.

Toda a informação em 
http://www.vivapark.pt/

 


 


 

Eventos

S T Q Q S S D
0102030405
06070809101112
13141516171819
20212223242526
2728

Farmácias de Serviço

Galeria